quinta-feira, 20 de novembro de 2014

As ideologias PT e PSDB

Nas minhas aulas de economia muito pouca coisa aprendi, apesar de ter lido muito. Mas entendi o suficiente da única parte técnica na conversa dos dois “economistas” no debate do SBT. O Aécio diz que vai acabar com a inflação, e a Dilma sorri de um jeito irônico muito engraçado:
--"Eu sei meu caro candidato, eu sei como vc vai acabar com a inflação. Colocando 15 % de desempregados e arrochando os salários. Não, meu caro, vamos combater a inflação, mas usando seus métodos, nunca".
(Na minha opinião o que ela disse foi: prefiro que a inflação se exploda, contanto que não só os pobres arquem com ela [DILMA, 2014]. O Aécio respondeu que a inflação era importante para o povo também.)
É macroeconomia. Este método tucano, nesse caso, não é neoliberal, é uma maneira keinesiana, (teoria do lucro marginal, Reserva de mão de obra) para interromper a inflação. Com certeza será o método praticado pelos tucanos (na verdade a reserva de mão de obra chegou à 22% que eu me lembro). Este é o método que agradará à todo o sistema financeiro e inclusive os especuladores internacionais da Economist, etc. Na Espanha é praticado há décadas. Pode ser efetivo porque interrompe a demanda e o sistema entraria em equilíbrio em relação à  uma bolha inflacionária. Isto é o suficiente de teoria por hoje. O importante é que resume tudo que você precisa saber para entender as ideologias:
Dilma: Mais dinheiro para os pobres e para os ricos nacionais que pagarem melhor.
Aécio: Mais dinheiro para todos os ricos, principalmente do narcotráfico e estrangeiros, o que cair do prato fica para os pobres.
Além disso, ambos os governos tratam mal a indústria de capital nacional. Seja por burocracia, incompetência ou desinteresse. Você sabe que os tucanos são burros. Acreditam na idéia neoliberal de que os países ocidentais podem sobreviver somente de mercado financeiro e uma indústria pequena.
Agora, me diga, se não houver riqueza para dividir adianta distribuir coisa alguma? 0/X=0. Pergunte a um cubano...  Por outro lado os ricos do Brasil... O que fazem quando tem dinheiro? Abrem outra fábrica? diversificam? inovam? Uma filial na China então? Não, gastam em Miami! [Florestan Fernandes, s. d.]. Adianta só capitalizá-los então? Se não quiserem investir por questões pessoais, não irão investir.
A minha resposta final, prefiro não dar. Acredito na consciência coletiva.
PS: não é desumano chamar gente procurando qq tipo de emprego de reserva de mão de obra?

R. Final: Fodam-se eleições, se o PT tiver mais eleições que os tucanos, melhor, mas se a direita estiver de vez em quando no poder vai ajudar também.
Deve haver uma solução, mas não é simples e nós vamos morrer sem saber qual é. Por isso tem coisas mais importantes que essa eleição para a gente se preocupar.
Uma vez eu me senti exatamente como Winston:


Nenhum comentário: